Notícias

       

 

 

 

Caixa de texto: AMITE consegue patrocínio para Camerata de Cordas
Parceria entre a Seguradora Aliança do Brasil, CLAC e AMITE possibilitará a formação de uma Camerata de Cordas em São João.  






















































Instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico) farão parte da Camerata de Cordas da AMITE (Associação Amigos do Theatro). A idéia deste projeto surgiu com a presidente Vânia Noronha e com a diretora Fafá Noronha, que contando com a colaboração de todos os outros diretores buscaram um patrocínio para compra dos instrumentos e conseguiram junto a Seguradora Aliança do Brasil.
Concluindo com sucesso a etapa inicial do projeto, os 27 instrumentos mais encordoamentos, estantes de partitura e estante do maestro foram adquiridos e já chegaram. 
O próximo passo deste projeto será o convite aos alunos e o início das aulas.  
As aulas serão realizadas em grupo e os alunos terão duas horas de práticas semanais. As quais serão ministradas por dois professores: um responsável pelos instrumentos de violoncelo e contrabaixo, e outro, pelos instrumentos de violino e viola.  Ambos com prática em trabalhar com o ensino coletivo de música. Além das aulas e ensaios, os alunos terão direito a prática do instrumento em outros horários. 
É importante ressaltar que o projeto tem interesse de trabalhar com a inclusão e por isso, prevê a participação de 30 alunos bolsistas de famílias de baixa renda. Sendo, 15 alunos de violinos, 08 alunos de viola, 05 alunos de violoncelo e 02 de contrabaixo acústico.
Vânia destaca que o ensino coletivo destes instrumentos faz com que o aprendizado seja muito mais divertido e motivador. “Quando vários instrumentos tocam juntos, o som torná-se agradável e muito mais afinado, pois o resultado sonoro de vários instrumentos é muito melhor. Com isso, o aluno se estimula a querer estudar cada dia mais, até alcançar um nível de técnica e destreza.”
Além das vantagens pedagógicas, o ensino coletivo possui o benefício de ser mais acessível financeiramente: um aluno economiza cerca de 70%, comparando o ensino coletivo com o tradicional.
No próximo ano serão abertas vagas para 10 alunos pagantes: 05 alunos de violino, 03 alunos de viola, 01 aluno de contra baixo e 01 aluno de violoncelo. Vale frisar que em nenhum momento o aluno pagante terá privilégios, e nem mesmo ficará sabendo quem são os alunos bolsistas. 
Para as aulas serão utilizadas as dependências físicas do CLAC, isso porque o Theatro Municipal não possui salas específicas para aulas e ensaios. 
Vânia explica que o CLAC não cobrará taxa de locação para aulas, ensaios, nem pela guarda dos instrumentos. 
O CLAC é uma empresa reconhecida em São João, pois trabalha há vários anos colaborando na difusão e na divulgação da cultura do município e acolhe a iniciativa da AMITE criando o curso coletivo de cordas friccionadas.
Os interessados em outros detalhes sobre o projeto podem entrar em contato com a AMITE pelo fone 3631-7653 após as 15h.









Caixa de texto: CLAC—São João da Boa Vista/SP  Fone:(019)3623-2708

CAMERATA DE CORDAS

Programação da

AMITE

para o Theatro Municipal